De imediato, a Prefeitura reativou os boletins de trânsito. Pelo site, o motorista consegue acessar as principais informações sobre bloqueios e desvios. O foco é a comunicação relacionada às mudanças devido a obras. Mas, situações pontuais por conta de eventos, por exemplo, também serão divulgadas. “A gente sabe que hoje os motoristas acessam os diversos sistemas de GPS, por aplicativos, e têm a situação em tempo real. Mas, se ele souber dessas ocorrências programadas com uma certa antecedência, fica mais fácil de ele se organizar”, detalha Sousa.
O sistema também está integrado com o aplicativo Curitiba App. Nele é possível filtrar até dez bairros, para selecionar as informações de trânsito nas áreas de interesse, por toda a cidade. Há ainda um plano de ação com as regionais. De acordo com o planejamento da Prefeitura, um pouco antes do início de novas obras de maior impacto, haverá divulgação com material impresso nas moradias da vizinhança, para que todos possam conseguir se planejar em relação a tempos de percursos e impactos nas rotinas.
Balanço
Nos últimos três meses, foram concluídas 173 obras pela cidade, totalizando 88 quilômetros de asfalto novo em diferentes regiões. E há outras 80 intervenções em andamento. As obras consideradas de maior impacto são as relativas ao Novo Inter 2. Também já foi dada a ordem de serviço para a construção do viaduto que fará a ligação da Avenida Victor Ferreira do Amaral com a Rodovia João Leopoldo Jacomel. A obra faz parte do Novo Inter 2. Também foi autorizado o início da construção de duas trincheiras na Estação São Pedro, que vão conectar Xaxim e Capão Raso, numa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Além disso, há obras de construção de bacias de detenção, para evitar enchentes. Algumas já estão em andamento, no Campo Comprido e nas Mercês.
O prefeito Eduardo Pimentel tem participado ativamente de todo o planejamento de obras. “Eu sei que elas causam transtornos, poeira, barulho, trânsito. Mas são ações que depois melhoram muito a vida das pessoas. O transtorno passa e o benefício fica”.
