A Prefeitura de Curitiba avança no processo de modernização da iluminação pública da cidade, substituindo lâmpadas tradicionais por luminárias LED, em parceria com a concessionária Engie na primeira Parceria Público-Privada (PPP) do município. Com 110 mil pontos modernizados, o processo já alcançou 69% da cidade, com a iluminação mais eficiente e menor gasto de energia.
O Marco 1 de implantação da inédita parceria foi finalizado no início de outubro, com 23.863 luminárias instaladas em 2.695 ruas de 48 bairros. Outros 54 mil pontos serão modernizados até julho do próximo ano.
“Nossa Curitiba está cada vez mais iluminada, moderna e sustentável. O LED é um símbolo do futuro que queremos para a nossa cidade,” diz o prefeito Rafael Greca.
A modernização do sistema de iluminação da cidade começou em 2019, inicialmente desenvolvida pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas. A partir de 2023, os trabalhos aconteceram pela PPP, tendo a Engie como concessionária e a Secretaria Municipal e Obras Públicas como fiscalizadora das ações.
Moradores satisfeitos
Entre as ruas contemplada neste ano está a Morretes, que em junho teve 28 luminárias convencionais substituías por LED. A mudança agradou aos moradores, em especial ao aposentado Pedro Girardi, que havia solicitado ao serviço 156 uma iluminação mais potente para rua.
“A rua mudou da noite para o dia com as luminárias de LED, ficou bem mais clara e segura”, conta Girardi.
Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, a economia de energia obtida no Marco 1 do processo de modernização é expressiva.
“Já conseguimos uma redução de 61% no consumo de energia apenas com a primeira fase, trazendo uma cidade mais iluminada e segura para os cidadãos,” destacou o secretário.
Entre as ruas contempladas no Marco 1 estão a Vicente Greboge (Boqueirão), Agostinho Ângelo Trevisan (Uberaba), Almirante Dídio Costa (Jardim das Américas), Elizeu De Souza Mendes (Sítio Cercado), Erico Andretta (Xaxim), entre outras.
Iluminação cênica
Além da modernização nas ruas, Curitiba tem investido na iluminação cênica para valorizar pontos históricos e turísticos. Em 2024, diversos locais receberam uma nova iluminação que realça suas características arquitetônicas e culturais. Entre os espaços estão a Fonte Mocinhas da Cidade, uma homenagem à dupla caipira Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, no Centro; o Largo Baden Powell, também conhecido como Praça do Escoteiro, no Rebouças; e o Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe, na Praça Senador Correia, no Centro, onde os novos projetos de iluminação LED enfatizam os detalhes dos espaços, combinando sustentabilidade e eficiência energética.
Cronograma
O cronograma segue com o Marco II, iniciado em 9 e outubro, e que deve concluir mais 23 mil substituições até janeiro de 2025, além de mais 24 locais com implantação e revitalização de obras de iluminação cênica. Na sequência, o Marco III, terá mais 27.859 pontos modernizados até julho de 2025. A meta é alcançar 100% de cobertura em LED, com mais de 74 mil pontos modernizados até o fim das obras.
O diretor do Departamento de iluminação pública da Smop, Tony Malheiros, destacou o impacto positivo da iluminação cênica na cidade. “Com os novos equipamentos, estamos valorizando monumentos e espaços históricos, dando vida e segurança a esses locais, além de contribuir para a economia de energia.”, destaca Malheiros.