Médica do ICS dá dicas sobre o consumo saudável de chocolate na Páscoa

Médica do ICS dá dicas sobre o consumo saudável de chocolate na Páscoa
Tradição na Páscoa, o chocolate pode ser um saboroso complemento na dieta, se consumido de forma consciente. A médica de Família e Comunidade do plano de saúde dos servidores, o ICS (Instituto Curitiba de Saúde), Mariana Ribeiro, diz que tudo depende da quantidade e das características do chocolate.  

“Os que têm maior teor de cacau, acima de 70%, podem ser saudáveis se consumidos em uma quantidade menor. Esses chocolates contêm flavonoides, compostos antioxidantes que auxiliam na proteção celular e podem contribuir para o bem-estar, por estimularem a produção de serotonina, neurotransmissor associado à sensação de prazer e equilíbrio emocional. Mas nem todo chocolate é igual”, explica.

Ela alerta, porém, que os chocolates ao leite e recheados podem ter alta concentração de gordura e muito açúcar adicionado. “Isso pode causar alguns problemas para a nossa saúde. Obesidade, aumento do açúcar do sangue, aumento do colesterol e doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Então é preciso tomar cuidado e consumir de maneira equilibrada”, descreve Mariana.

Saúde da pele

Mariana esclarece ainda que o tipo e a quantidade de chocolate consumida podem influenciar na saúde da pele, por isso, nem sempre o chocolate é causador da acne, como muita gente acredita.

“Chocolates com alto teor de cacau não apresentam evidência consistente de que agravem quadros de acne. No entanto, chocolates com grandes quantidades de açúcar, leite e gordura podem intensificar processos inflamatórios em pessoas predispostas”, explica.

Consumo ideal

De acordo com a especialista, há uma porção considerada segura para o consumo do chocolate. Embora não exista uma dose única recomendada para todas as pessoas, uma porção considerada segura seria entre 20 e 30g por dia, preferencialmente de chocolate amargo (acima de 70% de cacau).

Já o horário para consumir o chocolate também pode influenciar. Segundo a médica, o ideal é optar pelos períodos da manhã ou da tarde, quando o organismo está mais ativo. “O consumo noturno deve ser evitado, especialmente por pessoas sensíveis à cafeína, presente naturalmente no cacau”, completa.

Sugestões para o consumo saudável

  • Separe os chocolates em pedaços e coma em pequenas porções durante a semana. O consumo diário, mas em pequenas quantidades é bom para a saúde.
  • Escolha chocolates que tenham mais cacau. O ideal é consumir chocolates com no mínimo 70% de cacau.
  • Procure chocolates com baixo índice de açúcar (light) e com menos gordura hidrogenada.
  • Beba muita água! Hidratar-se ajuda a “enganar” o cérebro quando dá vontade de consumir doce. A recomendação diária é beber de 30 ml a 50 ml de água por kg de peso.
By Agência de Noticias da Prefeitura de Curitiba