Curitiba investiu em inovação para ir da criação do Vale do Pinhão ao título de Cidade Mais Inteligente do Mundo

Curitiba investiu em inovação para ir da criação do Vale do Pinhão ao título de Cidade Mais Inteligente do Mundo

A partir de 2017, a gestão Rafael Greca e Eduardo Pimentel à frente da Prefeitura retomou o DNA inovador e de vanguarda de Curitiba, ao investir em soluções de governança com foco em smart cities (cidades inteligentes), tendo a tecnologia como ferramenta para melhorar a vida do cidadão e a inovação para promover a transformação social.

Assim, nos últimos 8 anos, a Prefeitura criou e retomou políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, economia criativa e tecnologia, que resultaram no lançamento do ecossistema de inovação Vale do Pinhão e culminou na conquista de mais de 180 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, em todas as áreas.

Vale do Pinhão

Em março de 2017, Greca lançou o Vale do Pinhão, que integrou o ecossistema de inovação de Curitiba – poder público, empresas e startups, universidades e pesquisadores e a sociedade civil – com o propósito comum de acelerar o desenvolvimento socioeconômico de Curitiba.

“O Vale do Pinhão nasceu inspirado no Vale do Silício para efervescer a inovação em Curitiba. Instalamos a Agência Curitiba no antigo Moinho Rebouças, que se tornou o Engenho da Inovação e que, este ano, ganhou o Pinhão Hub. O Vale do Pinhão se expandiu por toda a cidade e hoje é conhecido em todo o mundo; atraindo investidores, empresas e novos talentos à cidade para prosperar e gerar prosperidade”, diz o prefeito Rafael Greca.

No Vale do Pinhão, a Prefeitura retomou os programas Bom Negócio e Tecnoparque, criou o Empreendedora Curitibana; abriu quatro novos Espaços Empreendedor, inaugurou os inéditos Worktibas e o Pinhão Hub, lançou o Invest Curitiba e a Escola de Inovação, aprovou as leis de Inovação, Sandbox, Inteligência Artificial e implantou a Secretaria da Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial

Curitiba foi a primeira capital brasileira a criar legislação específica (Lei Municipal 16.321/2024) e uma secretaria especial para regulamentar e desenvolver projetos com Inteligência Artificial (IA), ambas em 2024.

A Secretaria de IA também realizou debates sobre os rumos da tecnologia com especialistas de big techs, como OpenIA, Nvidia e Google.

Brilho de diamante

Os 219.938 mil microempreendedores individuais (MEIs) de Curitiba ganharam quatro novos Espaços Empreendedor – o mais recente, aberto em 16/12/24,  pelos bairros, onde têm acesso a informações e serviços gratuitos para seus negócios.

Entre 2017 e outubro de 2024, os 9 Espaços realizaram 1.289.034 mil atendimentos e realizaram 7 edições do Mutirão MEI.

O trabalho é ofertado com excelência: em 2024, os 9 Espaços Empreendedor receberam o Selo Diamante, premiação máxima do Sebrae para qualidade de atendimento.

Qualificação empreendedora

Nesses 8 anos, os micro e pequenos empreendedores se qualificaram gratuitamente em diferentes programas:

· Curitiba Empreendedora: realiza formações rápidas nas Ruas da Cidadania, parceria da Agência Curitiba com o Sebrae/PR. Nesses últimos 8 anos, foram realizadas 368 capacitações a 12.069 participantes;

· Mentorias Escola de Inovação: Lançado em 2024, auxiliou 74 empresários a resolverem questões pontuais partir da troca de experiências com 30 especialistas;

· Bom Negócio: Reformulado em 2018 para atender demandas do mercado, o programa leva o empreendedor para as salas de aula de 10 parceiros (Uninter; EadSimples; Figueiredo Sens Advogados Associados; Kenzie Academy; Sebrae/PR; UniCuritiba; UniFAE; UFPR; Universidade Positivo e ViaCredi), onde ele aprende com especialistas. Entre 2018 e 2024, o programa somou 15 mil pessoas cadastradas;

· Empreendedora Curitibana: Lançado em 2018, o programa incentiva e alavanca negócios comandados por mulheres de Curitiba e RMC. Desde 2018, o programa somou 14,2 mil participantes em 154 eventos;

· 1º Empregotech: Lançado em 2020 em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), ofertou 3,2 mil vagas a jovens de 16 a 29 anos se qualificarem em TI e buscar o primeiro emprego;

· Empregotech 40+: Realizado em 2023 en parceria com Minsait/Indra, ofertou aulas online de qualificação em TI para pessoas com 40 anos ou mais;

· Prêmio Empreendedora: Entre 2017 e 2024, foram realizadas 5 edições da premiação que reconhece o trabalho de mulheres empreendedoras, com 1.037 inscritas de Curitiba e RMC;

Escola de Inovação

Em 2023, Curitiba ganhou a Escola de Inovação, que integra uma agenda de cursos, palestras, oficinas, workshops voltada ao desenvolvimento de profissionais e de empreendedores, entre eventos privados e os dos programas de empreendedorismo da Prefeitura gerenciados pela Agência Curitiba.

Em junho de 2024, a Escola de Inovação firmou parceria com a UTFPR para cursos de especialização e extensão para empresas do Tecnoparque.

Conexão e networking

Para promover o networking, novos negócios e debates sobre tendências do mercado, a Agência Curitiba realiza eventos como:

· Business Round – Happy hour de negócios mensal do Vale do Pinhão, criado em 2019, teve 41 edições, com 7,4 mil participantes;

· Paiol Digital – O “TED Talk do Vale do Pinhão” teve sua primeira edição em junho de 2018. Desde então, foram 55 encontros mensais, com 20 mil participantes na plateia do Teatro Paiol;

· Conexões Vale do Pinhão – Maior encontro de ecossistemas de inovação do Paraná, o evento lotou, nos últimos quatro anos, no Teatro Guaíra, somando 7,6 mil pessoas;

· Link Vale do Pinhão – A 1ª edição do maior evento de inovação aberta do Paraná conectou cerca de 1 mil empresas e pesquisadores de Curitiba e RMC a 8 grandes empresas, gerando 372 propostas de parcerias.

Tecnoparque

O prefeito Rafael Greca relançou, em 2018, o Programa Tecnoparque, que já beneficiou 148 empresas de base tecnológica da cidade com a redução do ISS de 5% para 2%, com o R$386 milhões para inovar e contratar.

A Agência realizou 70 oficinas para a redação dos projetos, para 383 empresas.

Juntas, as empresas do Tecnoparque geram 21 mil empregos e somam um faturamento de entrada de R$ 7,4 bilhões, com projeção de crescimento em 110% ao final do projeto.

Smart City Expo Curitiba

Com o Smart City Expo Curitiba, Curitiba se torna o centro internacional das discussões e negócios para cidades inteligentes como sede brasileira da franquia da Fira Barcelona.

Desde 2018, foram 5 edições, totalizando 54,1 mil visitantes. Este ano, foram 16,8 mil visitantes, de 580 cidades em 50 países do mundo e 180 palestrantes. A 6ª edição será entre 25 e 27 março de 2025.

Nas 5 edições, o estande Smart Plaza Vale do Pinhão apresentou soluções de smart city da Prefeitura, de empresas e startups da cidade e da RMC.

Coração do Vale do Pinhão

Em março de 2024, a cidade ganhou o Pinhão Hub, centro de inovação na edificação central do Engenho da Inovação, no Rebouças, materialização o coração do Vale do Pinhão, ponto de encontro do ecossistema.

Conta com 28 residentes (empresas, startups e investidores); recebeu 16 eventos corporativos; comitivas nacionais e internacionais, gravou podcasts e realizou aulas de inovação a estudantes e universitários.

Também sedia eventos dos programas de empreendedorismo e inovação da Prefeitura.

Invest Curitiba

Em 2023, Greca lançou o programa de atratividade econômica Invest Curitiba, com uma plataforma de informações socioeconômicas da cidade, em três idiomas. Uma nova versão do site será lançada em breve, sendo o primeiro portal Invest do mundo a utilizar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e Business Intelligence (BI).

O programa também firmou um protocolo de intenções entre Curitiba e a Câmara do Comércio Brasil-Canadá (CCBC), que já resultou em visitas técnicas à cidade.

Em março de 2024, lançou o Innovate Curitiba, primeiro portfólio internacional de uma cidade da América do Sul no projeto Innovate World, com 150 instituições e empresas inovadoras da capital paranaense.

Por articulações da Agência Curitiba, via Invest, a capital paranaense tornou-se, em novembro deste ano, a primeira capital a estabelecer sua Estratégia Municipal de Economia de Impacto, o que permite a criação de políticas públicas para incentivar e fomentar empresas da Economia 2,5.

Lar de startups

Nos últimos dez anos, Curitiba multiplicou por 8 o número de startups, de 84 para 670, além de 185 ambientes de inovação. Além disso, tem 3 startups-unicórnio: Ebanx, MadeiraMadeira e Olist.

A cidade foi eleita como 2º ecossistema emergente mais promissor para startups na América Latina (ranking Global Startup Ecosystem Report 2023).

“Curitiba é uma cidade que tem um ambiente muito propício para asstartups se desenvolverem, precisam ter um ecossistema preparado, desde ter boas faculdades e universidades até ter apoio do ecossistema como um todo. Curitiba tem diversos ambientes. O Vale do Pinhão é um dos protagonistas desse ecossistema que fomenta o desenvolvimento das startups”, disse um dos fundadores e CEO da Chavi, Gustavo de Paula.

Vitrine

Entre as ações de promoção das empresas e startups de Curitiba e Região Metropolitana, foram realizados:

  • · 5 edições da Feira de Inovação da Rua XV;
  • · 5 cinco edições da Feira de Empreendedores, no Parque Barigui;
  • · 6 edições do Pitch Live Vale do Pinhão;
  • · 6 edições patrocinadas do Rocket RPC, reality show de startups.

Projetos da cidade

A Agência Curitiba participou de ações estratégicas da Prefeitura, como:

  • · Projeto de eletrificação do transporte público;
  • · Elaboração do edital do projeto piloto do Mobility as a Service (MaaS);
  • · Participação no grupo de trabalho do Climate Smart Cities Challenge;
  • · Elaboração do decreto que alterou a legislação sobre as antenas, em 2019, para a cidade receber a internet 5G.

Coworking inédito

Em 2017, o prefeito Greca inaugurou o Worktiba Barigui, o primeiro coworking público do Brasil. Depois, vieram mais dois: Worktibas Cine Passeio/Engenho da Inovação e Boqueirão. Ao todo, beneficiaram 350 empresas e instituições em estágio inicial.

Este ano, os Worktibas passaram a ser pré-incubadoras, espécie de “berço para startups”, para auxiliar no crescimento sólido de novas empresas.

Governança do ecossistema

O ecossistema instituiu, em 2019, o Conselho Municipal de Inovação.

Em 2021, é formalizado o Comitê de Governança do Vale do Pinhão, que conta com clusters empresariais de Turismo Inteligente, Alimentos, Metal Mecânica, Saúde e, o mais recente, Inteligência Artificial.

O Vale do Pinhão ingressou no TechRoad, acordo de cooperação entre Curitiba, Porto Alegre e Caxias do Sul (RS), Florianópolis e Joinville (SC) para atração de investimentos na Região Sul.

Em 2023, o modelo de governança é reformulado, com a criação das Redes de Inovação de Talentos, Ambientes e Capital. Este ano, o ecossistema ganhou sua primeira comunidade de startups, a Pinhão Valley Startup Community.

Em dezembro de 2024, renovou seu  Pacto pelo Vale do Pinhão, com a assinatura de  assinatura de um protocolo de intenções com 20 representantes de instituições públicas e privadas, em mais um passo no avanço da estruturação da governança do Vale do Pinhão.

Inovação em legislação

Em 2018, o prefeito Greca sancionou a Lei de Inovação de Curitiba. Em novembro de2019, por decreto, criou o Fundo Vale do Pinhão.

Um ano depois, assina o decreto do Sandbox Regulatório, que simplificou as regras para startups e empresas desenvolverem e testarem novas tecnologias.

Com o Sandbox, Curitiba firmou parceria com a Atech, empresa do grupo Embraer, para receber testes do uso de drones para delivery em ambientes urbanos em 2025.

Na pandemia

A integração dos atores do Vale do Pinhão foi essencial para a redução dos impactos da pandemia de covid-19 na cidade. A Prefeitura criou o Fundo de Aval que, desde 2020, liberou R$25,8 milhões em financiamentos a 420 micro e pequenas empresas. A cidade recebeu ainda doação de tecnologias em Saúde, como a videoconsulta do Doctoralia e o Robô Laura para triagem de casos suspeitos da doença.

A unicórnio Olist criou as lojas virtuais para a Feira de Artesanato e Feiras Livres. Startups compartilharam aplicativos para compras e vendas online a pequenos empresários. A Agência Curitiba realizou a Pesquisa de Impactos Empresariais, contribuindo para formatar o Plano de Retomada Econômica.O Fab Lab recebeu doação de insumos para a fabricação de 30 mil face-shields aos profissionais da Saúde.

By Agência de Noticias da Prefeitura de Curitiba