Curitiba celebra o sucesso do programa Empreendedoras da Beleza com formatura de 30 mulheres

Curitiba celebra o sucesso do programa Empreendedoras da Beleza com formatura de 30 mulheres

Curitiba deu mais um importante passo para o fortalecimento do empreendedorismo feminino e da qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Na última semana, a Regional do Pinheirinho celebrou a formatura de sua turma no projeto Empreendedoras da Beleza, enquanto nesta sexta-feira (13/12), em Santa Felicidade, ocorre o encerramento do programa com a presença da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, e do diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS e futuro presidente da Fundação, Renan Rodrigues.

A iniciativa visou não apenas capacitar, mas também resgatar a autoestima e o protagonismo feminino. Para Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, parceira do projeto, é um divisor de águas na vida das participantes.

“Esta é uma oportunidade muito grande de elas se profissionalizarem, traçarem seus caminhos com segurança e recuperarem a força no protagonismo e na autoestima, mas principalmente de se qualificarem”, destacou Malzoni.

Parcerias e impacto social

O projeto Empreendedoras da Beleza foi conduzido de forma integrada, com a participação de diversas secretarias estaduais e municipais, incluindo a Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, a Fundação de Ação Social, o Gabinete da Primeira-Dama do Estado, a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR). Também contou com parcerias fundamentais do Grupo Boticário e do Instituto Boticário, além do apoio de 29 municípios.

Desde maio deste ano, o programa capacitou 800 mulheres em cursos que combinaram teoria e prática em áreas como maquiagem básica e avançada, além de empreendedorismo. Em Curitiba, 30 mulheres foram beneficiadas. As formações foram realizadas de forma presencial em Curitiba, São José dos Pinhais e Campina Grande do Sul, com 63 horas de duração. Em outras 26 cidades da Região Metropolitana de Curitiba, o curso foi oferecido no modelo híbrido, com uma carga horária de 8 horas.

Maquiadora desde 2020, Tainara Oliveira, 19 anos, viu na formação uma oportunidade para reciclar os conhecimentos e abrir novas portas no mercado de trabalho. Para 2025, ela sonha em abrir o próprio estúdio e empreender. “Fiquei muito feliz quando soube que havia sido selecionada para o curso, agora só depende de mim realizar os meus sonhos”, comemora.

Rafaela Tszesniuvski, 21 anos, se diz apaixonada pela profissão, ainda de forma informal sempre foi a maquiadora da família e desde os 18 anos vem atuando na área.

“Estou transformando um hobby em profissão, gostei muito do curso que além de aprender o ofício nós aprendemos como empreender, como criar conteúdo nas mídias sociais e atrair novos clientes. Já estou sonhando em abrir meu próprio estúdio”, declara Rafaela.

Geração de renda

Empreendedoras da Beleza é um exemplo claro do impacto positivo que essas ações podem ter. O encerramento do programa em Santa Felicidade simboliza não apenas o fechamento de uma etapa, mas o início de novas jornadas para as mulheres capacitadas. “Essas mulheres agora estão prontas para ingressar no mercado de trabalho, gerar renda e transformar suas histórias”, finalizou Malzoni.

O sucesso do projeto reforça o compromisso do município em criar oportunidades e parcerias que fomentem a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, consolidando as políticas públicas como referência em iniciativas de impacto social.

By Agência de Noticias da Prefeitura de Curitiba