Vereadores repercutem troca na Secretaria de Educação de Curitiba

Vereadores repercutem troca na Secretaria de Educação de Curitiba

A sessão plenária desta segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), registrou manifestações de vereadores sobre a nomeação de Paulo Afonso Schmidt para comandar a Secretaria Municipal da Educação (SME). Em plenário, o líder do Governo, Serginho do Posto (PSD), afirmou que a indicação, divulgada pela Prefeitura de Curitiba, foi uma escolha “muito assertiva” do prefeito Eduardo Pimentel e disse que o novo secretário assume a  pasta com a missão de “fortalecer a qualidade do ensino, valorizar os profissionais e ampliar os resultados pedagógicos” na capital.

Ao comentar a mudança, Jasson Goulart (Republicanos), vice-líder do Governo na CMC, afirmou que a nomeação mostra quea educação é realmente prioridade” da gestão e classificou Schmidt como “uma pessoa com muita experiência. O vereador deu as boas-vindas ao novo secretário e declarou que ele pode contar com “a nossa parceria também aqui na Câmara Municipal de Curitiba, acrescentando que os parlamentares devem acompanhar reformas e emendas relacionadas à área.

Serginho do Posto pediu compreensão dos parlamentares durante a transição na SME, após a saída de Jean Pierre Neto, e explicou que, por se tratar de uma troca no comando da secretaria, o novo titular precisará de um período inicial de transição. “A agenda do secretário para essa semana, para os vereadores, ainda não é possível”, afirmou o líder do Governo, ao registrar que o objetivo é garantir tempo para organização interna e, na sequência, para os “atendimentos do Legislativo”.

Laís Leão lista demanda e cobra diálogo com a rede

Comentando a mudança na SME, a vereadora Laís Leão (PDT) afirmou que “havia algo de errado no reino de Jean Pierre e avaliou que a troca pode ser “o começo de uma mudança”, mas ressaltou que esse problema da Educação não está resolvido só com a exoneração de um secretário. Para ela, a Prefeitura precisa “endereçar” os problemas apontados nos últimos meses “com rigor, transparência e seriedade” e o novo titular deve “abraçar as demandas que a comunidade escolar vem trazendo.

Na sequência, a vereadora listou pontos que, segundo ela, precisam de atenção urgente. Entre eles, defendeu “novos concursos” e criticou o uso de temporários, além de cobrar a valorização dos profissionais com titulação. Laís Leão também disse que instruções normativas devem ser discutidas com a comunidade escolar e criticou mudanças curriculares sem debate. Pediu mais vagas na Educação Infantil, afirmando quetem criança sem creche, e citou problemas de infraestrutura, afirmando que ar-condicionado de enfeite não faz sentido”, quando a rede elétrica não suporta o equipamento.

Após a fala da vereadora, Serginho do Posto afirmou que o prefeito tomou a decisão “ouvindo a comunidade educacional e enquadrou a mudança como ajuste de rumo. Ele usou a comparação de consertar o pneu com o veículo rodando para defender que, quando a gestão identifica necessidade de correções, faz a substituição sem “perder tempo”. O líder do Governo também disse que, ao longo do primeiro ano, houve investimentos e intervenções em unidades educacionais, e concluiu com votos para que o novo secretário mantenha “diálogo próximo” com a comunidade escolar e traga resultados “a curto, médio e longo prazo”.

By Câmara Municipal de Curitiba