Saúde de Curitiba aplica 107 mil doses da vacina contra a gripe e reforça chamamento ao público prioritário

A campanha de vacinação contra a gripe em Curitiba já aplicou 107.420 doses do imunizante desde o início da mobilização deste ano, há duas semanas. Do total, 90.509 doses foram destinadas ao público prioritário — formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes. Isso representa 19,52% de cobertura vacinal desse grupo.

De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, a meta é chegar a uma cobertura de 90% deste público, que soma 463,3 mil pessoas.

“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir casos graves e internações por gripe. Por isso, reforçamos o convite para idosos, gestantes e crianças pequenas, público mais vulnerável para a gripe, garantirem proteção na unidade de saúde mais próxima, o quanto antes”, orienta.

“A vacina contra a influenza é segura e protege contra os vírus mais circulantes da gripe, reduzindo complicações, internações e mortes, especialmente entre os públicos mais vulneráveis”, completa.

Em 2024, foram registradas 52 mortes por gripe em Curitiba, o maior número nos últimos dez anos. Em 81% dos óbitos, o paciente não tinha se vacinado no ano. Em 2025, foram 51 óbitos por gripe no município e 75% não tinham se imunizado no ano.

Público prioritário

Além de pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes (público prioritário de rotina), a vacina contra a gripe também é ofertada no SUS a outros grupos prioritários especiais como: puérperas (mães que tiveram bebê até 45 dias), povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas, com deficiência, professores, profissionais de saúde, das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários e dos correios.  

Somando o público prioritário de rotina e especial, estima-se que 700,8 mil pessoas estejam aptas a serem vacinadas durante a campanha em Curitiba.

Orientações para vacinação

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e também para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.

Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação e documentação que comprove a sua situação de inclusão em um dos grupos prioritários especiais (se for o caso).

A vacina está disponível gratuitamente nas 109 unidades de saúde de Curitiba, de segunda a sexta-feira. Informações sobre endereços e horários de atendimento podem ser consultadas no site Imuniza Já Curitiba.

Prevenção

Com a chegada do outono e a oscilação de temperaturas, além da imunização para os públicos prioritários, a Secretaria Municipal da Saúde  (SMS) também orienta que sejam retomadas as medidas preventivas para evitar a gripe e outras doenças respiratórias: arejar ambientes, higiene frequente das mãos, usar álcool gel a 70%, máscara de proteção e protocolo respiratório para evitar a transmissão do vírus ao tossir e espirrar.

“Aprendemos a usar as máscaras durante a pandemia e ela mostrou ser uma barreira física importante de proteção”, relembra o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, o médico Alcides Oliveira. “Se apresentar sintomas respiratórios, use a máscara para evitar a transmissão de vírus para as pessoas de sua convivência, seja em casa, no trabalho ou em circulação social”, orienta.

By Agência de Noticias da Prefeitura de Curitiba
No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.