O penúltimo dia de apresentações do espetáculo Auto dos Anjos da Anunciação e a Grande Alegria do Nascimento de Jesus, na manhã desta quinta-feira (5/12), foi realizado na Regional Portão, com a participação de mais de 300 crianças, além de moradores da região.
Estudantes das escolas municipais CEI Professor Adriano Gustavo Carlos Robine, no bairro Fazendinha, CEI Professora Lina Maria Martins Moreira, no Campo Comprido, e Itacelina Bittencourt, no Guaíra, aproveitaram a festa na Rua da Cidadania Fazendinha | Portão, onde também houve a participação do Coral Margareth Picler, da Uninter, e da Banda Lyra, da Prefeitura de Curitiba.
Organizado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Auto de Natal nas dez regionais de Curitiba termina nesta sexta-feira (6/12) com exibições nas regionais Pinheirinho, às 11h, e Bairro Novo, às 19h, com a Cantata do Bairro Novo, como parte da programação especial do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024.
Enquanto ouvia o Coral que levou o clima de Natal para a Rua da Cidadania, a menina Milagros Dailixbel de Jesus Ávila, de 8 anos, aluna do 3º ano da Escola Adriano Robine, estava animada com a celebração. A pequena venezuelana mora no Brasil desde os 5 anos. “Gosto muito do Natal. É uma data que a gente pode ficar com a família e ganhamos presentes”, disse animada.
Um dos momentos que empolgaram a criançada foi a execução da canção Superfantástico, conhecida pela interpretação do grupo Balão Mágico. As crianças de Curitiba cantaram junto com o personagem Curitibinha. O mezanino da Rua da Cidadania ficou tomado pelo público.
Completa
Durante o encontro com a comunidade da Regional Portão, o prefeito Rafael Greca se emocionou ao lembrar de sua esposa, Margarita Sansone, falecida em 2024, e fez um rápido balanço da gestão.
“A recuperação de Curitiba está completa”, resumiu ao citar o orçamento de quase R$ 15 bilhões para o ano de 2025, os investimentos internacionais para a cidade, do asfalto em 1.300 quilômetros de ruas. “É mais do que a distância entre Curitiba e o Rio de Janeiro”, comparou.
Ele destacou a importância dos 52 parques da cidade, de o cidadão saber que não deve jogar lixo nas ruas e nos rios. Conversando com as crianças, lembrou que é preciso fazer a separação do lixo e as crianças em coro responderam: “Se-pa-re”! Ele falou ainda dos ônibus elétricos.
Rafael Greca lembrou dos 175 prêmios que a cidade inteligente recebeu, do programa Mesa Solidária, dos Restaurantes Populares a R$ 3 e pediu uma salva de palmas ao SUS curitibano. Durante a celebração, a secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, anunciou que Curitiba recebeu o selo ouro de alfabetização do Ministério da Educação.
“As crianças representam a esperança que desembarca no mundo”, declarou antes de desejar a todos um feliz Natal e convidar para juntos cantarem o Hino de Curitiba. O menino Luiz Henrique de França, de 9 anos, aluno do 4º ano da Escola Lina Martins, cedeu ao convite do prefeito e cantou com alegria, ao lado dos colegas.
O administrador regional Gerson Gunha aproveitou o Auto de Natal para fazer um agradecimento especial ao prefeito Rafael Greca. “Foi um grande aprendizado trabalhar ao lado do senhor nestes oito anos. Curitiba jamais esquecerá o senhor pelo amor que tem pela cidade e por sua gestão”, declarou Gunha.
Anjos narradores
O espetáculo Auto dos Anjos da Anunciação e a Grande Alegria do Nascimento de Jesus trouxe uma abordagem inovadora com a narração da história do nascimento de Jesus contada por anjos encantados, incluindo o anjo Gabriel e um querubim interpretado pelo personagem Curitibinha.
Contada em cerca de 20 minutos, a história emocionou a plateia com a participação dos três reis magos – Belchior, Gaspar e Baltasar –, além de Maria e José. Um anjo gigante de 4,30 metros, manejado por cinco assistentes, abençoou simbolicamente o nascimento de Jesus.
Após a apresentação da peça no palco montado na Rua da Cidadania, Papai Noel e o prefeito distribuíram presentes educativos de Natal para os curitibinhas destinados pela FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba). Todos ganharam massinhas de modelar.
Presenças
Também participaram da cerimônia a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; os assessores do gabinete do prefeito Cibele Fernandes Dias e Lucas Navarro; os vereadores Sargento Tânia Guerreiro, Mauro Bobato e Zezinho Sabará; a liderança Edson do Parolin; e o ex-secretário de Cultura de Campinas, Ney Carrasco, que estava na cidade para agenda na universidade.