O prefeito Rafael Greca lançou, nesta quinta-feira (28/11), o álbum de figurinhas oficial de Curitiba. São 400 figurinhas com imagens que retratam a história e a identidade de Curitiba em uma linguagem visual divertida e educativa. A iniciativa inédita foi apresentada pelo prefeito durante o seminário que celebra os 50 anos do BRT, no Parque Barigui.
Uma loja-tubo da #CuritibaSuaLinda foi montada junto ao Salão de Atos no parque para iniciar as vendas. Criado pela Urbanização de Curitiba (Urbs), o álbum começa a ser vendido a partir de hoje em todas as lojas #CuritibaSuaLinda, e nos próximos dias em bancas de revistas e também em alguns pontos de comércio, como supermercados e livrarias. A ideia é credenciar 150 pontos de venda.
“Estamos lançando este álbum Curitiba em figurinhas que vai reeditar a saga de toda a piazada curitibana das balas Zequinha. É a marca do final dessa minha gestão de amor a Curitiba e o artista Simon Taylor que é um intérprete da alma curitibana e sucede ao grande Poty Lazzarotto, é talento indicado para fazer esse álbum, que com certeza vai ser a coqueluche, do Natal e do próximo verão. Este lançamento acontece no dia em que os nossos ônibus expressos e mais tarde BRTs, comemoram 50 anos de circulação. Foi em 1974 que o saudoso prefeito Jaime Lerner criou a primeira linha do expresso com 19km de extensão, entre os bairros Santa Cândida e Capão Raso. Hoje nós temos 80 quilômetros de canaletas e a nossa cidade levou esse modelo de transporte para pelo menos 190 outras grandes cidades do mundo. Por isso eu também digo para vocês todos Viva Curitiba!”, disse Greca.
A menina Alice Bettes, de 8 anos, pegou autógrafo do criador das figurinhas Simon Taylor e tirou fotos com o prefeito Rafael Greca. Ela disse que estava empolgada com a nova diversão. “Vou colecionar as figurinhas e montar o álbum porque eu gosto de Curitiba”, disse a garota, que estava acompanhada da mãe, Flávia Bettes.
Cada álbum custa R$ 19,90 e o pacotinho com cinco figurinhas será vendido a R$ 5. As figurinhas trazem imagens de pontos turísticos como Jardim Botânico, Bondinho de Leitura, Parque Tanguá, Cine Passeio, Parque Barigui, dentre outros, além de marcos arquitetônicos e culturais de bairros, obras de Poty Lazzarotto espalhadas pela cidade, e símbolos da gastronomia e da natureza de Curitiba. Junto à cada espaço para colar a figurinha há um pequeno texto sobre o tema, elaborado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
“Trata-se de uma viagem pela história e cultura de Curitiba em figurinhas. É um álbum para divertir crianças e adultos e também uma forma de preservar a memória da cidade para as futuras gerações”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
O álbum conta com a emblemática Catedral de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais como a figurinha mais especial e rara, reforçando sua importância histórica para a cidade.
“Queremos incentivar nossa juventude a conhecer e a valorizar a cidade. Esse álbum será um manual de curitibanidade e um símbolo do amor à nossa terra,” completou Greca.
A primeira edição do álbum é de 10 mil exemplares e 4 milhões de figurinhas. A Urbs também reservou 500 álbuns destinados à cota social, que serão distribuídos gratuitamente pela Prefeitura em escolas municipais.
Também participaram do lançamento a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; o vereador Professor Euler; a assessora de Investimentos do Ippuc, Ana Jaime; a assessora especial do gabinete do prefeito Rafael Greca, Cibele Fernandes Dias; e o assessor de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro de Souza.