Greca conta sua experiência como prefeito da cidade mais inteligente do mundo no Paiol Digital

Greca conta sua experiência como prefeito da cidade mais inteligente do mundo no Paiol Digital
 

O ecossistema de inovação de Curitiba, Vale do Pinhão, terá um encontro especial com o prefeito Rafael Greca, na noite de terça-feira (3/11), a partir das 19h, no Teatro Paiol (Rua Coronel Zacarias, 51, Prado Velho). O alcaide curitibano é um dos convidados do último Paiol Digital deste ano, no encontro mensal do Vale do Pinhão para debater empreendedorismo, inovação e novas tecnologias.

Os ingressos para o Paiol Digital são gratuitos e podem ser adquiridos no Guia Curitiba

No encontro, Greca vai falar sobre Cidades Inteligentes, a partir da sua experiência como prefeito da capital paranaense nos últimos oito anos, em que fez da inovação o meio de promover a transformação social da capital, que fez uma prefeitura que estava no vermelho avançar para a cidade mais inteligente do mundo e capital brasileira mais igualitária, com melhor qualidade ambiental e melhor serviço público.

“Somos o bem que fazemos e o amor que colocamos em nosso trabalho reflete em resultados como este. O que conseguimos fazer nestes últimos anos: recuperar o DNA inovador de Curitiba e o orgulho do curitibano de sua cidade. Não cabe em meu peito o orgulho em fazer direito o meu ofício de prefeito, que é o ofício de servir”, destaca Greca.

Será uma noite também de celebrar a evolução exponencial de Curitiba em menos de uma década como ambiente sustentável para o desenvolvimento de projetos e negócios inovadores, que fez com que a cidade saltasse de 83 startups mapeadas em 2014 para 670 em 2024. E que ganhou reconhecimentos internacionais por sua gestão como cidade e comunidade mais inteligente do mundo nas principais premiações do mundo sobre o tema.

Em 2017, Rafael Greca criou o Vale do Pinhão, integrando os atores do ecossistema de inovação curitibano já existente e, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento, criou e reativou políticas públicas voltadas ao fomento de startups, empresas de base tecnológica, turismo inteligente, empreendedorismo e empregabilidade.

Também foi em sua gestão que o Teatro Paiol, antigo depósito de pólvora transformado em espaço cultural foi totalmente reformado e virou sede das “tertúlias da inovação”, como diz o prefeito, ao se referir ao Paiol Digital.

IA na Saúde

Além do prefeito, o público vai ouvir sobre os avanços da Inteligência Artificial (IA) na Saúde, com o médico cardiologista João Vítola, diretor geral da Quanta Diagnóstico e Terapia.

Ele é reconhecido internacionalmente pela sua contribuição para o desenvolvimento tecnológico do diagnóstico por imagem na área de Cardiologia e sua atuação no combate da mortalidade por doenças cardíacas em todo o mundo.

Foi premiado com a medalha de ouro do “Global Impact Award”, em 2023, por sua atuação no acordo de cooperação científica estreitando os laços entre a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Sociedade Americana de Cardiologia Nuclear (ASNC) para levar educação médica a diversos países, impactando inúmeras comunidades de baixa e média renda no mundo. Em 2018, recebeu a primeira medalha da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais de Curitiba.

Distrito Inteligente em Curitiba

A consultora de Inovação e Transformação Digital e ex-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, e o sócio e diretor da incorporadora AGL, Luiz Antoniutti, vão contar sobre o primeiro empreendimento privado do Vale do Pinhão, o Verse360.

Voltado à transformação do bairro Rebouças, de antigo polo industrial a distrito inteligente e de inovação em Curitiba, está em fase de construção e será vizinho do Pinhão Hub.

Inspirado no Distrito 22@, em Barcelona, celeiro de inovação da capital catalã, terá estúdios para moradia estudantil e executiva, espaços de negócios para startups e empresas ligadas à pesquisa e inovação; salas para aulas e eventos corporativos, auditórios e praça para apresentações artísticas e encontros culturais. Vai oferecer, ainda, uma rede de serviços.

A construção do complexo, feita pelas incorporadoras AGL e HIEX, é resultado da inovação da Prefeitura, que em sua nova Lei de Zoneamento, incluiu, no entorno do Pinhão Hub e do Engenho da Inovação, no Rebouças, uma área de edificações de uso misto (comercial e residencial) para incentivar a revitalização do bairro, que foi o primeiro polo industrial de Curitiba.

Mais pinhão no Vale

O palco do Teatro Paiol também vai apresentar a experiência de sucesso para a preservação das araucárias e geração de renda para pequenos produtores. O prefeito de Bituruna, Rodrigo Rossoni, vai explicar como o projeto Força das Araucárias, uma parceria do município com a Embrapa, incentiva a preservação ambiental e a economia com o plantio da espécie.

Aplicando a técnica do enxerto, a árvore começa a produzir as pinhas em um tempo menor, fazendo com que os pequenos produtores vejam as araucárias como um ativo econômico com a produção e comércio dos pinhões, não como um problema no meio da propriedade. Atualmente, 100 famílias participam do projeto.

E, fechando o grupo de convidados ao palco do Paiol Digital, o presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, vai falar do livro “O Estado como Marca – Potencialidades, Perspectivas e Possibilidades”, no qual explora os desafios e as oportunidades na construção e consolidação da marca Paraná.

Serviço

Paiol Digital
Data: 3/12 (terça-feira)
Horário: das 19h às 21h
Local: Teatro do Paiol (Rua Coronel Zacarias, 51, Prado Velho)
Ingressos: gratuitos pelo Guia Curitiba

By Agência de Noticias da Prefeitura de Curitiba