A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) prestou homenagem, durante a sessão plenária desta terça-feira (7), ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) pelos 113 anos de fundação da corporação. A data, que será celebrada nesta quarta-feira (8), foi celebrada pelos vereadores da capital com a entrega do diploma de Votos de Congratuações e Aplausos.
“Eles têm a verdadeira vocação de servir, de proteger, de arriscar a vida para salvar a vida de outros”, destacou o vereador Fernando Klinger (PL), responsável pela entrega do reconhecimento público em plenário. O vereador destacou a trajetória do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, que deu início às suas atividades, no dia 8 de outubro de 1912, sob o comando do major Fabriciano do Rêgo Barros.
Até 1914, a corporação compartilhou o quartel com a Força Pública (antiga denominação da Polícia Militar). Em seguida, transferiu-se para o prédio onde funciona, atualmente, a Biblioteca Pública do Paraná, permanecendo ali até 1953. No ano seguinte, consolidou-se na rua Nunes Machado, local que abriga um dos quartéis do CBMPR até os dias atuais.
“Parabéns ao Corpo de Bombeiros do Paraná”, enalteceu o presidente da Câmara de Curitiba, o vereador Tico Kuzma (PSD). Ele chegou a suspender a sessão plenária para o pronunciamento do subcomandante do Corpo de Bombeiros, Jonas Emmanuel Benghi Pinto. “Nós existimos com um único propósito: servir a sociedade paranaense. E assim o faremos nos próximos anos”, reafirmou o bombeiro militar sobre o compromisso da instituição com a população paranaense.
Ainda durante a homenagem em plenário, a banda de música CBMPR executou os hinos nacional e dos Bombeiros. Em seguida, os vereadores e os bombeiros registraram uma foto oficial em homenagem ao aniversário de 113 anos da corporação. Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná conta com 19 batalhões e duas unidades especializadas, atendendo diretamente 68 municípios. Além disso, o Programa Brigada Comunitária está presente em 39 municípios, funcionando por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e as administrações municipais.
Além do subcomandante, estiveram presentes em plenário os terceiros-sargentos Sadimar, Hugo e André e cabos Silas e Assunção, da banda de música; o coronel Guimarães; o tenente-coronel Gerson; os majores Jefferson e Oliveira; os capitães Alisson, Beckert, Pimenta e Turra; os tenentes Guerios e Perine; o subtenente Altair; o primeiro-sargento Cunha; o segundo-sargento Morales; o cabo Gatz; os soldados Amanda e Borges; e o aspirante Marochi (077.00724.2025).
Matéria elabora pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques