Câmara cria campanha para prevenir câncer que mata 150 curitibanos por ano

Câmara cria campanha para prevenir câncer que mata 150 curitibanos por ano

De 2001 a 2023, a leucemia matou 3.531 pessoas na cidade de Curitiba, segundo dados do Ministério da Saúde. Para reduzir o número desses óbitos, que chegam a 150 falecimentos por ano, em média, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (17), por unanimidade, a criação da campanha “Fevereiro Laranja”. A iniciativa é do vereador Pier Petruzziello (PP) e busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e da doação de medula em Curitiba (005.00105.2024).

“A leucemia é um câncer que atinge a medula óssea e, quando se tem um diagnóstico antecipado, as chances do sucesso do tratamento são muito maiores. Infelizmente, os casos têm aumentado e existe um alto índice da doença em crianças”, lamentou Pier Petruzziello. A importância do transplante de medula foi ressaltada pela vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), que alertou sobre a necessidade de aumentar o número de doadores em Curitiba. “Hoje, são 650 pacientes por doador cadastrado”, disse a parlamentar.

A inclusão do Fevereiro Laranja no calendário de eventos facilita a mobilização de apoios para a realização das atividades, focadas no diagnóstico precoce e tratamento da leucemia, como a doação de medula óssea. Leonidas Dias (Pode), que também declarou apoio à proposta em plenário, pediu que as ações de conscientização sobre a leucemia ocorram também nas escolas, envolvendo a comunidade, inclusive os professores e pais de alunos da rede pública.

A leucemia afeta a defesa do organismo humano

A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do organismo. Caracteriza-se pela produção descontrolada dessas células na medula óssea, comprometendo a produção normal de células sanguíneas. Os sintomas podem incluir palidez, cansaço, mal-estar, dor no lado esquerdo do abdômen devido ao aumento do baço, suor excessivo, principalmente à noite, perda de peso, sangramento fácil, hematomas e hemorragias nasais frequentes.


“É uma doença que tem aumentado muito e, infelizmente, existe um alto índice da doença em crianças. Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são: leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (LLC). O tratamento varia conforme o tipo de leucemia e pode envolver quimioterapia, radioterapia, terapia alvo e transplante de medula óssea”, explica Petruzziello. O projeto passou hoje em primeiro turno e será submetido a uma nova deliberação amanhã (18), em segunda votação, antes de ir à sanção do Executivo.

By Câmara Municipal de Curitiba