A primeira edição do programa “Câmara Aberta” será neste sábado (14) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Entre as 9h e as 13h, o Legislativo estará de portas abertas para receber a população, com a oferta de serviços públicos e atividades culturais, como a vacinação contra a gripe. Também serão realizados dois workshops e mais uma ação inédita: a Tribuna do Povo, onde os microfones do Palácio Rio Branco estarão abertos para que os moradores apresentem demandas aos parlamentares.
O anúncio da ação aconteceu no último dia 3, pelo presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD). “O foco vai ser o atendimento ao público, a escuta cidadã, a valorização dos espaços públicos como locais de convivência e participação popular e, também, uma iniciativa que reforça o compromisso da Câmara de Curitiba com a inclusão e o fortalecimento da democracia participativa”, afirmou o vereador. A edição de amanhã será um projeto-piloto, para testar o modelo de atendimento ao público aos sábados.
O Câmara Aberta também pretende contribuir com o programa “Curitiba de Volta ao Centro“, lançado neste ano pela Prefeitura de Curitiba, para revitalizar e incentivar a ocupação do centro da cidade pela população. Entre outras ações programadas estão: orientação jurídica gratuita pela Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), aula de defesa pessoal para mulheres, teatro infantil e demonstração com cães da Guarda Municipal.
>> Confira aqui a programação completa do Câmara Aberta
Tribuna do Povo: microfone aberto aos moradores 
Uma das atividades que fazem parte do evento é a Tribuna do Povo, que acontecerá entre as 12h e as 13h. Neste horário, a CMC vai abrir espaço para que 20 pessoas da população falem diretamente aos vereadores, apresentando ideias, críticas e sugestões. As inscrições foram abertas até esta quinta-feira (12) e, além dos 20 “titulares”, outros 10 “suplentes” estarão a postos para substituir quem faltar ao evento. Cada participante terá até 1 minuto e 30 segundos para falar no microfone do plenário. A atividade será coordenada pela Ouvidoria do Legislativo. O objetivo é garantir que a população tenha voz dentro do espaço oficial de decisões da Câmara de Curitiba.
Diálogos com entidades e gabinetes abertos
O Câmara Aberta também terá uma programação formativa no auditório do Anexo 2 Legislativo, com os workshops “O Papel da Câmara Municipal” e “Segurança Comunitária”, das 9h às 11h. Voltadas para lideranças comunitárias, associações de moradores, movimentos sociais e cidadãos interessados, as atividades serão conduzidas pela Escola do Legislativo e por representantes da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), além de especialistas convidados. A proposta é fortalecer a compreensão sobre o funcionamento do Poder Legislativo e discutir estratégias para a promoção de segurança nos bairros.
Já a Sala das Comissões será palco de reuniões entre os grupos setoriais da Associação Comercial do Paraná (ACP) e as comissões permanentes da Câmara de Curitiba. A expectativa é que as reuniões resultem na identificação de pautas conjuntas e na construção de propostas que fortaleçam o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável da cidade. Durante o evento, os gabinetes parlamentares estarão abertos para atender os moradores, mediante agendamento.
Influenza: vacinação gratuita contra a gripe
Das 9h às 12h, quem passar pela CMC também poderá aproveitar para se vacinar contra a gripe. O imunizante oferecido pelo SUS é trivalente e oferece proteção contra as cepas influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B. Estes são os tipos mais comuns de vírus circulantes e que podem causar casos graves de síndromes respiratórias. O posto de vacinação estará montado no pátio interno do Legislativo, que fica em frente à praça Eufrásio Correia. É importante trazer documento com foto e, se tiver com sintomas gripais, esperar a melhora para se vacinar.
Evento receberá sprint de ideias para o Centro de Curitiba
Quem passar pelo evento deste sábado terá a oportunidade de conhecer propostas do Sprint de Regeneração do Centro será compartilhado das 11h às 11h55. O sprint foi uma jornada colaborativa realizada dentro da Smart City Expo Curitiba, com o apoio do iCities, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR) e Associação Comercial do Paraná (ACP). Entre as propostas estão a criação de moradias diversificadas com aluguel social permanente, incentivos ao retrofit de imóveis ociosos, um plano para atender a população em situação de rua, reestruturação do transporte com VLT e terminais multimodais, expansão de áreas verdes, e a implantação de corredores culturais e espaços públicos acessíveis.
População terá assistência jurídica gratuita
Amanhã, quem precisar de assistência jurídica gratuita poderá contar com o atendimento da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). O posto da DPE estará montado no pátio da CMC, com atendimento para casos que podem ser resolvidos sem um processo na Justiça, em todas as áreas de atuação da Defensoria Pública – Família e Sucessões, Registros Públicos, Cível e Fazenda Pública e Infância e Juventude Cível e Infracional. É importante levar RG, CPF e comprovante de renda, porque o serviço é destinado à população com renda familiar de até três salários mínimos (saiba mais sobre os critérios de atendimento clicando aqui).
Moradores vão conhecer a história do Palácio Rio Branco
A Câmara de Curitiba também abriu inscrições para mais uma visita guiada que será realizada ao Palácio Rio Branco durante o Câmara Aberta. A visitação será das 9h30 às 11h. O roteiro pela história e arquitetura do Palácio Rio Branco, além do entorno da instituição, será coordenado pela pesquisadora Clarissa Grassi. Construído no fim do século 19 pelo engenheiro Ernesto Guaita, o prédio histórico já foi chamado de Palácio do Congresso e sediou o trabalho dos deputados estaduais. Em 1963, passou a abrigar a CMC. Durante o tour, o público também vai conhecer histórias e personagens do entorno do Legislativo, região que já foi o polo comercial e político da cidade.