Além das sessões plenárias, de segunda a quarta-feira pela manhã, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) já tem mais 14 atividades agendadas para a semana de 4 a 8 de agosto, com reuniões de comissões permanentes e duas sessões solenes. Também haverá audiência pública sobre Sistema de Segurança Pública, Saúde e Políticas de Drogas e o workshop “Conscientização sobre o assédio e violência e canais de denúncias”, realizado pela Procuradoria da Mulher. A programação também inclui visitas de instituições de ensino. Confira abaixo mais informações sobre cada atividade.
Na segunda-feira (4), às 8h30, está prevista reunião da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos. Entre os quatro projetos que constam na pauta, um deles é o da vereadora Laís Leão (PDT), que tem por objetivo aperfeiçoar o processo de compensação ambiental e promover a preservação ecológica da Mata de Araucárias em Curitiba. No mesmo dia, às 15h, é a vez do colegiado de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer se reunir para deliberar sobre os 20 projetos da pauta. Um deles é o de Guilherme Kilter (Novo), para revogar o título de Cidadão Honorário concedido em 2002 a Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), declará-lo “persona non grata” em Curitiba e reconhecer a capital como “Berço do Combate à Corrupção”.
Ainda na segunda, a Escola do Legislativo recepciona alunos do Espro, que participarão da visita guiada ao Poder Legislativo. À noite, a partir das 19h, por iniciativa de Nori Seto (PP), a Câmara promove sessão solene em homenagem aos 40 anos da conquista do Campeonato Brasilero pelo Coritiba Foot Ball Club.
Na terça-feira (20), haverá reunião de duas comissões permanentes cujas pautas serão divulgadas na véspera, podendo ser consultadas pelo Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Às 8h15, o encontro é da Comissão de Serviço Público. Já às 13h30 reúnem-se os parlamentares membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ainda no período da manhã, haverá nova visita guiada dos alunos do Espro.
A partir das 18h30, a população está convidada a participar – de maneira presencial ou remota – da audiência pública “Sistema de Segurança Pública, Saúde e Políticas de Drogas”. A iniciativa é do gabinete parlamentar da vereadora Professora Angela (PSOL).
Na quarta (6), às 8h, tem reunião da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI. Um pouco mais tarde, às 14h, está prevista a reunião da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. As pautas dos colegiados serão divulgadas na véspera, e poderão ser consultadas pelo Sistema de Proposições Legislativas (SPL).
Por iniciativa de Lórens Nogueira (PP), às 19h30, o Palácio Rio Branco – sede histórica do Poder Legislativo – será o palco da sessão solene em homenagem aos servidores da Fundação de Ação Social (FAS) do Núcleo Regional do Boqueirão, “pela relevante atuação para garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade e risco dos bairros de sua abrangência”.
A quinta-feira (7) será iniciada com mais uma visita guiada, desta vez com participantes trazidos pela Agência VK Turismo. No período da tarde, às 14h, inicia o o 2º Workshop ProMulher 2025, com o tema “Conscientização sobre Assédio e Violência e Canais de Denúncias”. O evento acontece das 13h30 às 16h30, no auditório do Anexo 2 da Câmara, com entrada pela avenida Visconde de Guarapuava. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.
Já na sexta-feira (8), a Escola do Legislativo novamente recepciona alunos do Espro em uma visita guiada aos prédios da Câmara Municipal de Curitiba.
Todos os eventos são abertos ao público e podem ser acompanhados pela comunidade por meio das transmissões nos canais oficiais da CMC no Youtube e no Facebook. Para agendar visitas à Câmara de Curitiba, utilize o formulário eletrônico disponibilizado pela Escola do Legislativo.
Confira aqui a agenda completa de atividades da Câmara de Curitiba.