Corredor Metropolitano e IPVA mais barato são elogiados pelos vereadores

Corredor Metropolitano e IPVA mais barato são elogiados pelos vereadores

Diversos vereadores de Curitiba participaram, na segunda-feira (18), da cerimônia de assinatura do contrato que vai viabilizar a construção do Corredor Metropolitano, uma nova ligação viária que vai interligar cidades da Região Metropolitana de Curitiba e que promete desafogar os contornos Sul e Leste da capital. Os benefícios da obra foram destacados na sessão plenária desta terça-feira (19), a partir do pronunciamento do presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma (PSD).

O projeto, considerado pelo vereador “a maior obra recente do Governo do Estado na região metropolitana“, prevê o prolongamento da PR-423, conectando a BR-476, em Araucária, à BR-116, na divisa de Curitiba com Fazenda Rio Grande. Serão 9,5 km de extensão, com pistas duplicadas em concreto nos dois sentidos, ciclovia contínua e sete obras especiais, entre viadutos, trincheiras e pontes. O investimento é de R$ 336 milhões, com prazo de execução estimado em 30 meses.

“O novo contorno vai impulsionar o desenvolvimento dos bairros do Tatuquara, Caximba e Campo de Santana, além de melhorar a ligação entre Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande. Também deve reduzir gargalos no trânsito e encurtar o tempo de deslocamento entre municípios vizinhos”, afirmou Kuzma. Segundo cálculos do DER, apresentados pelo vereador, o tráfego deve ser reduzido em até 35% no Contorno Sul, retirando de 20 a 25 mil veículos por dia do atual trecho.

“Com essa redistribuição de tráfego de caminhões e veículos, que hoje usam esse trecho do Contorno Sul, os moradores do Caximba e do Campo de Santana também serão beneficiados, com melhorias na mobilidade, na segurança viária e na qualidade de vida, já que parte do tráfego pesado será direcionada para esse novo eixo”, completou o presidente da CMC.

Os vereadores Zezinho Sabará (PSD), Jasson Goulart (Republicanos) e Sidnei Toaldo (PRD) também elogiaram o investimento. Zezinho Sabará destacou que o contorno atual, na região em que ele reside há quase 40 anos, já não comporta o volume de veículos, trazendo transtornos constantes à população. “Quando acontecem os acidentes ou algum imprevisto ali, vira um caos em toda a região, portanto é uma obra que vai favorecer a todos”, atestou.

Goulart avaliou que o Paraná “vive um verdadeiro canteiro de obras” e que a nova infraestrutura vai garantir mais qualidade de vida ao cidadão. “Aquele tempo a menos que as pessoas vão ter de deslocamento vai fazer diferença quando chegar em casa, poder curtir um pouco mais a família. Isso faz diferença na vida das pessoas”. Para Toaldo, o estado “nunca teve tantas obras acontecendo ao mesmo tempo”, reflexo da gestão do governador Ratinho Júnior e de sua equipe.

Redução do IPVA

Na sessão desta quarta-feira (20), vereadores voltaram a elogiar o governador, desta vez pelo anúncio da redução de 45% na alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O tributo passará de 3,5% para 1,9% em 2026, tornando-se o menor do país. “Será um alívio no bolso de milhões de pessoas e um estímulo importante para a economia”, afirmou o presidente da Câmara, Tico Kuzma.

Sidnei Toaldo destacou a importância da medida para o orçamento das famílias, enquanto Guilherme Kilter (Novo) avaliou que a redução terá impacto positivo no comércio local. O vereador Serginho do Posto (PSD) também considerou a mudança benéfica, mas alertou para a necessidade de garantir compensações aos municípios, que recebem parte da arrecadação do imposto.

By Câmara Municipal de Curitiba