Após uma experiência inédita realizada no mês de junho, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) volta a abrir as portas em um sábado para atendimento à população. A segunda edição do programa Câmara Aberta será realizada no dia 13 de setembro, das 9h às 13h. A atividade contará com atendimento dos vereadores e vereadoras nos gabinetes parlamentares, ações de educação política, diálogo com organizações da sociedade civil, participação popular na Tribuna do Povo, além de visita guiada ao Palácio Rio Branco, sede histórica do Poder Legislativo.
Atividade concorrida na primeira edição, a Tribuna do Povo, que será das 12h às 13h, no plenário, já está com as inscrições abertas. No espaço, 20 cidadãos previamente inscritos poderão se manifestar publicamente, por até 1 minuto e 30 segundos cada. As inscrições devem ser feitas até 9 de setembro, pelo site da Câmara ou pelo link (aqui). Dez suplentes também serão selecionados, e a confirmação da participação será feita por telefone ou WhatsApp no dia 10 de setembro.
As falas dos participantes deverão obedecer às regras de decoro e respeito mútuo, sendo vedados conteúdos ofensivos ou que incitem a violência. Segundo o regulamento, os participantes autorizam o uso de imagem e voz em materiais institucionais, sendo integralmente responsáveis pelo conteúdo de suas falas. A Tribuna do Povo será mediada pela Ouvidoria do Legislativo.
“A primeira edição do Câmara Aberta foi um sucesso, então convidamos novamente a população para vir ao Poder Legislativo, conversar com os vereadores e vereadoras, apresentar suas demandas na Tribuna do Povo, participar da visita guiada ao Palácio Rio Branco e das demais atividades que realizaremos nesta data. Será mais um momento de exercício da cidadania e de aproximar a Câmara da população, pois sabemos que muitos não conseguem estar aqui nos dias de semana”, afirmou o presidente da CMC, vereador Tico Kuzma (PSD).
>> Confira aqui a programação completa do Câmara Aberta
Momento cívico e visitação guiada ao Palácio Rio Branco
A programação será aberta às 9h, com um momento cívico em frente à Câmara Municipal. Haverá hasteamento das bandeiras e a participação de grupos de escoteiros convidados. Durante toda a manhã, os gabinetes parlamentares poderão realizar atendimentos à população, mediante agendamento.
Outro destaque do Câmara Aberta será a visita guiada com a historiadora Clarissa Grassi, programada para ocorrer entre 9h e 10h. A atividade terá inscrições limitadas, que deverão ser realizadas antecipadamente no site da CMC. A proposta é conduzir os participantes por um percurso que resgata a trajetória histórica da Câmara Municipal e do Palácio Rio Branco, sede do Legislativo curitibano, além de apresentar aspectos marcantes da formação do centro histórico da cidade.
Ações educativas de saúde, segurança e trânsito
Durante todo o evento, o pátio central da Câmara dará lugar a uma feira com serviços educativos nas áreas de saúde, segurança e trânsito. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) darão orientações sobre saúde bucal, inclusive com a entrega de kits de escovação, e a respeito dos serviços de saúde mental disponíveis no Sistema Único de Saúde, no âmbito da Campanha do Setembro Amarelo. Técnicos da Secretaria Municipal de Defesa Social de Trânsito realizarão ação educativa de trânsito, com o uso de óculos de realidade virtual; já os guardas municipais estarão com o Teatro de Fantoches e o projeto Cão Amigo, com exibição de cães adestrados da corporação.
Diálogo do Legislativo com a sociedade civil
Com o objetivo de demonstrar os caminhos para parcerias envolvendo entidades do Terceiro Setor e o poder público municipal, será realizado encontro em que técnicos da Fundação de Ação Social (FAS) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) explanarão sobre o banco de projetos sociais e a formalização de emendas ao orçamento municipal. Na sequência, Organizações da Sociedade Civil previamente inscritas poderão apresentar suas atividades ao público presente. Esta atividade está prevista entre 10h e 12h, no plenário da Casa.
Já na Sala das Comissões, das 9h30 às 11h, os vereadores dialogam sobre a Ação da Semana Literária Sesc e a Feira do Livro com entidades do setor cultural e representantes da Fundação Cultural de Curitiba sobre novas ações de incentivo a produções literárias na capital.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques