Portão e Matriz são as próximas regionais a realizar oficinas comunitárias do Plano Diretor

Matriz e Fazendinha/Portão são as regionais a participar desta quarta semana de Oficinas Comunitárias da revisão do Plano Diretor de Curitiba. Realizadas sempre às terças e quintas, as atividades incluem mapeamento afetivo dos principais pontos de cada área, exibição de documentários e a rolêficina, com exploração dos territórios em caminhadas de até 2 km nos arredores do evento para identificação das características e desafios urbanos. Há ainda uma extensa programação de feira de serviços públicos com atividades de Saúde, Educação, Transporte, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Esportes e Lazer e Ação Social.

  • Nesta terça (5/8), a Regional Fazendinha/Portão recebe a oficina de Imersão Urbana, promovida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), na Rua da Cidadania (Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha). O tema da rolêficina, prevista para ocorrer às 14h, vai observar um dos desafios preliminares já elencados para a revisão do Plano Diretor e abordar sobre a qualificação dos espaços públicos, com promoção de acessibilidade e segurança. A regional está entre as que mais perderam população de 0 a 4 anos, com queda de 35%, conforme o Censo de 2022, e viu também os moradores acima de 60 aumentarem em 65%.

Na Matriz, a Imersão Urbana será na quinta-feira (7/8), na Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa, a partir das 9h. Com a programação semelhantes na feira de serviços públicos e pedagogia urbana, a rolêficina também explora um dos desafios preliminares: extrair inteligência dos dados para uma gestão pública orientada a resultados em mundo em constante mudança. Durante o percurso, os participantes vão conhecer aspectos curiosos da regional, além de comparar percepções sobre o espaço urbano.

A Matriz é uma das poucas regionais da cidade com registro de aumento de moradores, ainda assim, o segundo menor crescimento (2%). Entre a população 60+, foi a regional com o registro de menor crescimento (15%). E também é território das ações do Curitiba de Volta ao Centro, programa da administração para resgate da região central da cidade. 

A partir das 18h30, as discussões dos desafios da revisão do Plano Diretor ocorrem no auditório do Mercado Municipal (Avenida Sete de Setembro, 1.865 – Centro).

“Os cidadãos são convidados a contribuir com o seu conhecimento das demandas no território para a construção coletiva dos principais desafios de desenvolvimento urbano sustentável de cada regional”, avalia Thomaz Ramalho, diretor de planejamento do Ippuc e coordenador-geral do processo de revisão do Plano Diretor.

Prioridades

Na semana passada, a programação das oficinas foi realizada nas regionais CIC Norte e Bairro Novo/Ganchinho. Em ambas, as dinâmicas foram replicadas. 

Divididos em grupos, os participantes debatem os desafios e demandas que impactam diferentes áreas de desenvolvimento – meio ambiente, economia, cultura, segurança, social e parcerias – e depois elencam as questões prioritárias em cada regional. Todos os desafios identificados serão computados na sistematização final dos dados que serão considerados para a composição da legislação do Plano Diretor. 

“Há pautas que se entrelaçam e se repetem, como desafios de moradia, regularização fundiária, ocupação de território, adensamento demográfico, incentivos ao desenvolvimento econômico e infraestrutura viária de conexão com contorno e acessos principais entre bairros”, explica Rafael Mueller, coordenador executivo do processo de revisão do Plano Diretor.

By Redação
No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.