As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos das sessões plenárias do Legislativo da capital do Paraná.
Aprovada moção de apoio ao Frei Gilson da Silva Pupo
Hoje (12) a Câmara de Curitiba aprovou uma moção de apoio à evangelização promovida pelo Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo (416.00018.2025). Autor do requerimento, Bruno Secco (PMB) argumentou, na proposição, que o “líder religioso realiza um grande trabalho de multiplicação da fé, sobretudo através das redes sociais, cuja causa atinge as massas e leva conforto a todas as classes sociais em plena madrugada”. Segundo o vereador, ele tem sofrido ataques nas redes sociais, “um discurso de ódio”, de “militantes da esquerda que tentam falsamente associar o frei Gilson ao bolsonarismo”. A votação aconteceu na segunda parte da ordem do dia e foi simbólica. Não houve debate em plenário.
Discutidas melhorias em áreas próximas à linha férrea de Curitiba**
O vereador João da 5 Irmãos (MDB) destacou, em discurso na Câmara de Curitiba, uma reunião com representantes da concessionária Rumo para tratar de demandas da população em áreas próximas à linha férrea. Entre as questões abordadas estão alagamentos, descarte irregular de lixo e a necessidade de parcerias para soluções conjuntas. “Precisamos construir esse diálogo para dar respostas à população”, afirmou. O vereador também mencionou a liberação de um projeto viário na rua Alfredo Barcik, que depende de autorização da empresa e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de melhorias nos bairros Cajuru, Uberaba e Cristo Rei.
Projeto Cordas do Iguaçu é destacado por vereador**
O vereador Jasson Goulart (Republicanos) anunciou, nesta quarta-feira, a data de entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos ao maestro José Maria, fundador do projeto Cordas do Iguaçu (077.00065.2025). Criada em 2011, a iniciativa oferece aulas gratuitas de violino, violoncelo e viola clássica para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. “A música realmente transforma vidas”, destacou Goulart, citando o impacto positivo do projeto, que atende 900 famílias em Curitiba e região. A homenagem será entregue no domingo (16), durante a apresentação “Clássicos do Cinema”, um dos tradicionais eventos promovidos pelo Cordas do Iguaçu durante toda sua história, no Teatro Guaíra.
>> Assista à transmissão dos debates no YouTube da Câmara.
Críticas a debates na Câmara de Curitiba**
O vereador João da 5 Irmãos (MDB) usou a tribuna da Câmara de Curitiba para questionar o tempo destinado a alguns temas discutidos no plenário. “Respeito, mas não concordo, principalmente relativo ao tempo utilizado em alguns assuntos aqui”, declarou. Para ele, certos debates não correspondem às reais prioridades da população. O parlamentar destacou a necessidade de um foco maior em pautas essenciais e afirmou que é preciso otimizar as discussões para que o Legislativo traga respostas mais efetivas aos curitibanos.
Como o Serviço Funerário Municipal funciona?*
Em pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e à Prefeitura de Curitiba, Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) faz questionamentos sobre o Serviço Funerário Municipal (SFM). A vereadora aborda questões como a preparação dos corpos em caso de óbito em decorrência de violência, os sepultamento de pessoas consideradas indigentes e quantas pessoas foram atendidas nos últimos 12 meses (062.00599.2025).
Questionada a automação do acesso das estações-tubo*
Marcos Vieira (PDT) solicita à Urbanização de Curitiba (Urbs) informações sobre a automação do acesso às estações-tubo de Curitiba. O requerimento se dá em razão dos testes realizados em fevereiro nas estações-tubo da praça Rui Barbosa. Ele pergunta, por exemplo, sobre as etapas da execução do projeto, se será extinta ou reduzida a função de cobrador e como ficará a acessibilidade para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida (062.00605.2025).
Caixas de captação e limpeza de bueiros no bairro Alto Boqueirão*
À Prefeitura de Curitiba, Jasson Goulart (Republicanos) requer detalhes sobre a previsão de obras para implantação de novas caixas de captação e limpeza dos bueiros na região do Vila Nova, no bairro Alto Boqueirão. O requerimento aponta a preocupação dos moradores por conta dos “recorrentes alagamentos”. A justificativa complementa: “As áreas recém-pavimentadas não receberam um número suficiente de caixas de captação para drenagem, resultando em prejuízos materiais, riscos à saúde pública e transtornos diários para a população” (062.00607.2025).
Semáforos de Curitiba norteiam questionamentos*
João Bettega (União) solicita à Prefeitura informações sobre os semáforos de Curitiba, questionando, por exemplo, qual a empresa responsável pela manutenção, a frequência das vistorias e o planejamento para resolver problemas causados pelas chuvas (062.00603.2025). Ainda na área da urbanização, o parlamentar requer detalhes sobre as multas aplicadas aos terrenos abandonados no cruzamento das ruas Curupis e Amadeu do Amaral, no bairro Portão (062.00606.2025). Por fim, à Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Bettega pede informações adicionais sobre os contratos firmados com uma empresa da área cultural, a exemplo das contrapartidas (062.00604.2025).
Jovens aprendizes conhecem a Câmara de Curitiba
A Câmara de Curitiba recebeu um grupo de 31 jovens aprendizes, alunos da organização Espro Ensino Profissionalizante. Guiados por servidores da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, os visitantes acompanharam um trecho da sessão plenária e conheceram outros espaços da instituição. Os jovens aprendizes foram acompanhados por Francisco Marcelo Soares Moça, tutor do Espro. O Programa de Visitação é coordenado pela Escola do Legislativo (saiba como participar).
Solicitadas informações sobre serviços de assistência social*
Dois pedidos de informações oficiais de Vanda de Assis (PT) tratam de serviços públicos de assistência social. Um deles pergunta à Prefeitura de Curitiba quantos educadores sociais da Fundação de Ação Social (FAS) foram afastados do atendimento básico para atuar no atendimento avançado e quais os critérios para as mudanças (062.00601.2025). Em outro requerimento, ela aborda a ausência de Wi-Fi nos equipamentos de assistência social (062.00600.2025). Por fim, Vanda questiona o Executivo sobre buracos e erosões existentes no bosque do Pilarzinho, localizado na rua Manife Tacla, bairro Pilarzinho (062.00602.2025).
Repasses à hemodiálise pautam requerimento*
Delegada Tathiana Guzella (União) solicita à Prefeitura informações sobre os repasses às clínicas de hemodiálise. Ela indaga qual foi o valor total repassado pelo Governo Federal, quantos pacientes realizam hemodiálise pelo SUS de Curitiba, quantas clínicas de hemodiálise são conveniadas e como a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lida com eventuais atrasos (062.00598.2025).
Visitas à sessão plenária
Bruno Rossi (Agir) registrou a presença do presidente da Câmara Municipal de Toledo, Gabriel Baierle (União). Ana Paula da Costa, esposa do vereador Da Costa (União), também esteve na sessão plenária. Bruno Secco (PMB) registrou a visita de seu amigo William, da cidade de São José (SC).
Notas elaboradas pelas estudantes de Jornalismo Julia Yamane* e Pietra Hara**, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
**Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques