Festival da Coxinha pode se tornar um evento oficial de Curitiba

Festival da Coxinha pode se tornar um evento oficial de Curitiba

Uma das delícias mais apreciadas no Brasil pode contar com um evento oficial em Curitiba. O vereador Renan Ceschin (Pode) apresentou um projeto de lei com a proposta de instaurar o Festival da Coxinha, que, se receber a aprovação, será adicionado ao calendário oficial da cidade. A proposta está em análise na Procuradoria Jurídica (Projuris) da Câmara Municipal para, então, iniciar sua tramitação nas comissões permanentes.

Caso aprovado, o festival será realizado anualmente no mês de maio e terá duração de três semanas. O projeto prevê que o evento acontecerá em bares e estabelecimentos gastronômicos de Curitiba, que oferecerão diferentes versões e preparos do salgado. Além disso, a programação poderá incluir competições entre bares participantes, degustações, workshops culinários e promoções especiais.

De acordo com o texto, a divulgação do festival poderá ser feita por meio de parcerias entre empresas, associações e entidades colaboradoras sem fins lucrativos. O autor do projeto justifica a iniciativa como uma forma de valorizar a coxinha e incentivar a economia local. Segundo Ceschin, o evento permitirá uma “celebração da culinária brasileira, espalhando a festividade por diversos pontos da cidade e tornando o evento acessível a diferentes públicos”.

Outro objetivo destacado pelo vereador é a oportunidade para os pequenos empreendedores. “O festival cria um ambiente favorável para que bares, cozinheiros e pequenos comerciantes possam promover seus produtos, atrair novos clientes e fortalecer a gastronomia curitibana”, afirma ele, na justificativa do projeto de lei (005.00145.2025).

O turismo também pode ser impactado positivamente pela iniciativa. “Atraindo visitantes interessados na cultura gastronômica local, o festival ajudará a consolidar Curitiba como um destino gastronômico de referência”, explica Ceschin, que reforça que a economia local já é movimentada por eventos semelhantes, como o Festival de Pão com Bolinho e o Festival de Carne de Onça, que já integram o calendário oficial de Curitiba.

O projeto de lei está em tramitação e passará pela análise da Procuradoria Jurídica antes de seguir para a análise das comissões temáticas do Legislativo. Caso seja aprovado pelo plenário, a proposta entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município.

By Câmara Municipal de Curitiba