Câmara de Curitiba se ilumina em homenagem ao Novembro Azul

Câmara de Curitiba se ilumina em homenagem ao Novembro Azul

Ao longo do mês de novembro, o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), receberá seis iluminações especiais, em apoio às campanhas de conscientização sociais e às de saúde. A Câmara se vestirá de azul nos dias 1° e 2; depois, do dia 10 ao dia 13; e por fim, do dia 24 ao dia 30, em apoio ao Novembro Azul, campanha de combate ao câncer de próstata. A campanha em questão trata do alerta sobre a importância para o diagnóstico precoce da doença.

A iniciativa foi trazida ao Brasil em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tendo se notabilizado com a disseminação de informações do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Desde então, o Novembro Azul tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre a necessidade do cuidado com a saúde. Para isso, a campanha estimula a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, fazer o exame de próstata, entre outros.

Entre os cuidados indicados estão: verificação da pressão arterial, hemograma completo, testes de urina, análise do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corporal (IMC). A campanha ainda dissemina informações sobre o tratamento e a prevenção, sugerindo dietas ricas em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais; menos gordura, que ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

130 anos da amizade entre o Brasil e Japão

Do dia 3 ao 9, o Palácio Rio Branco receberá iluminação especial nas cores vermelho, branco, verde e amarelo, em homenagem aos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil, firmado em 1895. Estima-se que, de 1908, com a chegada do navio Kasato Maru, ao ano de 1941, antes da Segunda Guerra Mundial, cerca de 190 mil japoneses mudaram-se para o Brasil, na sua maioria para trabalharem na agricultura do país. 

Depois, na década de 1990, muitos brasileiros, descendentes de japoneses, acabaram emigrando para o Japão em busca de melhores postos de trabalho do que os oferecidos aqui. Atualmente, encontra-se no Brasil a maior comunidade japonesa fora do país, que influenciou fortemente a cultura brasileira. A iniciativa da iluminação é do vereador Nori Seto (PP).

Dia Mundial do Diabetes ganha atenção da Câmara de Curitiba 

Depois, no dia 14, o Palácio Rio Branco receberá a cor azul em alusão à campanha do Dia Mundial do Diabetes. O Diabetes mellitus é um fator de risco para doenças cardiovasculares, causado pela falta de insulina ou pela deficiência de sua açãoA doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar à complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e no cérebro.

A campanha foi criada em 1991, em homenagem ao aniversário de Sir Frederick Banting – co-descobridor da insulina -, pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante o dia, as ações tomadas têm o objetivo de reforçar a conscientização e respeito à doença, destacando também a importância da prevenção (praticar atividades físicas, manter alimentação saudável e evitar consumo de álcool, tabaco e outras drogas). 

Proclamação da República motiva iluminação no Palácio Rio Branco

No dia seguinte, dia 15, o país comemora o Dia da Proclamação da República, e a Câmara de Curitiba também vai celebrar a data se “vestindo” das cores verde, amarelo, azul e branco, a pedido da Presidência. Em 1889, neste dia, o imperador Dom Pedro II foi deposto e substituído por um governo provisório chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca, encerrando o período do Brasil Império, iniciado em 1822. A monarquia não resistiu às pressões internas decorrentes da crise militar após a Guerra do Paraguai, dos conflitos com a Igreja Católica, do aumento da dívida externa e do impacto político da abolição da escravidão, culminando na Proclamação da República.

Novembro Roxo, Dia Mundial da Prematuridade

Em seguida, dos dias 16 ao 18, o prédio da sede da Câmara se iluminará em apoio ao Novembro Roxo, campanha do Dia Mundial da Prematuridade, a pedido do vereador Nori Seto (PP). A iniciativa busca propor ações para reduzir as taxas de prematuridade e compartilhar informações sobre os riscos do nascimento de bebês antes das 37 semanas de gestação. Dentre esses riscos, estão os problemas cerebrais e a exposição a experiências delicadas, enquanto permanecem internados em unidades neonatais.

No Brasil, 1 a cada 10 nascimentos ocorre antes do tempo previsto, segundo o Ministério da Saúde. Atualmente, o país está entre os 10 com maior número de partos prematuros no mundo. A campanha envolve mais de 100 países, que realizam ações para divulgar informações para a população sobre a prevenção da prematuridade. Para isso, algumas ações para a prevenção dessas situações são sugeridas, como o acompanhamento pré-natal, a adoção de um estilo de vida saudável, evitar infecções, entre outros. 

Dia Nacional da Consciência Negra terá iluminação especial 

Por fim, o Dia Nacional da Consciência Negra motivará uma iluminação especial de 19 a 23 de novembro, nas cores vermelha, amarela e verde, a pedido da Presidência da CMC. O objetivo do dia é homenagear a resistência do povo negro e combater o racismo, além de promover reflexões sobre a história e a importância da população afro-brasileira na formação do país. A data é um feriado nacional instituído oficialmente pela lei federal 12.519/2011, sendo um símbolo da luta contra o racismo no Brasil, sendo motivada pelo dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado.

Fachada do Palácio Rio Branco é iluminada desde 2019 

Palácio Rio Branco é a sede da Câmara de Curitiba desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, foi construído, no fim do século 19, para abrigar a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual, em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a fachada do edifício histórico é iluminada para destacar o apoio a campanhas de diferentes segmentos e a datas comemorativas. O pedido precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.  

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques


By Câmara Municipal de Curitiba