As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta quarta-feira (15) do Legislativo da capital do Paraná.
Transporte coletivo: audiência pública da Prefeitura será hoje
Nesta quarta-feira (15), às 19h, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), promove a segunda audiência pública sobre a nova concessão do transporte coletivo da cidade. A convocação para a agenda foi feita em plenário pelo líder do governo, Serginho do Posto (PSD). O evento é aberto à população e acontecerá no Centro de Eventos IMAP Barigui, no Salão de Atos do Parque Barigui. O objetivo é ouvir os usuários do serviço público e apresentar os estudos da concessão, para que eles possam acompanhar a evolução da licitação. Uma consulta pública também está aberta e vai até a próxima sexta-feira (17). Acesse o link e dê a sua contribuição.
Adiada votação de Vulto Emérito
O vereador Zezinho Sabará (PSD) pediu o adiamento da votação do título de Vulto Emérito ao empresário Almir Wilhelm Parigot de Souza Filho (116.00006.2024). Curitibano, ele é o fundador e diretor de Operações da empresa Espaço A+ Self Storage, pioneira na área de armazenagem e self storage na capital, e que já tem três unidades em funcionamento na cidade. O Vulto Emérito de Curitiba é a maior honraria a ser concedida pela Câmara dos Vereadores a uma pessoa nascida na capital do Paraná, sendo regulamentado pela lei complementar municipal 109/2018. O adiamento da votação foi por três sessões plenárias, portanto a homenagem será inserida novamente na pauta da próxima quarta-feira (22).
Ceschin elogia vídeo das redes sociais da Câmara de Curitiba
Renan Ceschin (Pode) elogiou um vídeo, produzido pela equipe da Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Câmara de Curitiba, sobre a aprovação, na semana passada, da Semana Municipal da Conscientização da Responsabilidade Parental das Crianças e Adolescentes com Deficiência. “É um vídeo sensacional, num projeto também que é muito bom, que está virando referência no Brasil inteiro. Quero parabenizar toda a equipe da Comunicação. Já são quase 30 mil pessoas que assistiram o vídeo. Quem não assistiu ainda, entra lá no perfil do Instagram da Câmara Municipal de Curitiba”, destacou o vereador. “Ele tem um depoimento maravilhoso da Cândice [Piccoli] e do Arthur [seu filho]. Ficou muito legal, […] ela realmente é uma grande mãe, uma referência”, reforçou.
Destacado o lançamento do movimento Bebida Legal
Renan Ceschin também aproveitou o tempo no pequeno expediente da sessão plenária para destacar o lançamento local, nesta terça-feira (14), do movimento Bebida Legal. Ele pontuou que a iniciativa, encabeçada pela Mufs Distribuição e pela Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), busca “comprovar que aqui em Curitiba é levada a sério a procedência das bebidas e a transparência para o consumidor final”.
Vereador solicita esclarecimentos sobre contrato com o ICI*
À Prefeitura de Curitiba, o vereador Da Costa (União) requer informações sobre contrato firmado entre a Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação e o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Ele solicita a íntegra do processo administrativo, as tabelas de precificação dos aditivos, a discriminação dos valores orçados e pagos, além da justificativa técnica e jurídica para a dispensa de licitação, uma vez que a alegação de “serviços indispensáveis para o Município” não esclarece adequadamente a opção por não realizar procedimento licitatório (062.02408.2025).
Material apresentado em reunião do Conselho de Educação*
O vereador Guilherme Kilter (Novo) encaminhou um pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal da Educação (SME). O requerimento solicita esclarecimentos sobre o material apresentado em reunião do Conselho Municipal de Educação, em 24 de abril. O parlamentar questiona os custos, a forma de contratação, a distribuição, o acesso ao conteúdo, a consulta a pais e responsáveis, além dos critérios pedagógicos que fundamentam sua eventual utilização na rede municipal de ensino.
Congestionamentos no Viaduto do Caiuá*
Em pedido de informações externas à administração municipal, direcionado à Via Araucária Concessionária de Rodovias S.A., o vereador Guilherme Kilter (Novo) trata das medidas previstas para melhorar o tráfego no viaduto do Caiuá, na rua Raul Pompéia, no bairro CIC. A solicitação foi motivada por resposta da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT), que informou que o trecho está sob responsabilidade da concessionária. O parlamentar quer saber se há estudos técnicos, projetos de engenharia ou ações em andamento para reduzir os congestionamentos recorrentes e melhorar a fluidez do tráfego na região (074.00071.2025 e 062.02196.2025).
Câmara terá simpósio com alunos de Direito da Gran Faculdade
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sedia, no dia 22 de outubro de 2025, das 14h às 15h, um simpósio no auditório do Anexo 2 voltado à recepção de alunos do curso de Direito da Gran Faculdade. A atividade, proposta pela vereadora Andressa Bianchessi (União), busca aproximar os estudantes do funcionamento do Legislativo Municipal, com foco nas pautas ambientais e na causa animal. A atividade será coordenada pela própria parlamentar e visa proporcionar uma experiência prática sobre o papel da Câmara nas discussões e formulações jurídicas da cidade (067.00031.2025).
Sessão solene da Consciência Negra será no dia 18 de novembro
A sessão solene em alusão ao Dia da Consciência Negra será realizada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no dia 18 de novembro de 2025, às 19 horas, no Plenário da Casa. A proposta é de iniciativa da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e integra o calendário de eventos oficiais da CMC. O objetivo é valorizar e celebrar as contribuições históricas, sociais e culturais do povo negro para Curitiba e para o Brasil, além de homenagear pessoas, coletivos e instituições que atuam na promoção da igualdade racial. A solenidade será transmitida ao vivo (061.00064.2025).
Projetos sobre agricultura urbana e polo gastronômico ganham coautor*
O vereador Lórens Nogueira (PP) requereu ingresso em dois projetos de lei. Um deles reconhece a agricultura urbana como uma prática de interesse social e utilidade pública em Curitiba (005.00488.2025 e 414.00173.2025). E o outro institui o Polo Gastronômico da Francisco Derosso, abrangendo os bairros Xaxim e Alto Boqueirão (005.00694.2025 e 414.00174.2025). Ambos são de autoria de Jasson Goulart (Republicanos).
Visitas e registros da sessão plenária da CMC
Recepcionado por Renan Ceschin (Pode), a Câmara de Curitiba recebeu o vereador Eder Santos (Pode), do Município de Lages (SC). Tiago Zeglin (MDB) registrou a visita de Matheus Simões, filho do ex-vereador e ex-deputado estadual Carlos Simões, falecido em abril de 2022, e do empresário Paulo Alves de Oliveira, do bairro Umbará. Já Zezinho Sabará (PSD) reforçou o convite para a inauguração de uma praça, às 10h deste sábado (18), com a presença do prefeito Eduardo Pimentel, no Sabará, Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
